O final do ano está chegando e muitos brasileiros vão aproveitar suas férias ou folgas para viajar para Europa.
Visitar outro país exige pesquisa e atenção a muitos detalhes que costumam passar despercebidos. Um deles são as tomadas!
Pode até parecer bobagem, mas o padrão que nós temos aqui não é o mesmo encontrado nos países europeus, assim como as voltagens utilizadas. Por isso, para que você não tenha dor de cabeça com os seus eletrônicos, como smartphone, tablet e notebook, siga com a gente para saber o que você precisa sobre o assunto.
Padrão de tomada europeu
Como comentamos, o padrão de tomada na Europa não é igual ao utilizado aqui no Brasil. Porém, não há um consenso entre as nações, havendo diferentes tipos de tomadas elétricas, mas as mais comuns são as do tipo “C” e do tipo “F”.
Mesmo assim, existem algumas exceções como na Itália, Reino Unido e Suíça.
Modelos de tomadas do tipo C, F e L
Como são as tomadas em Portugal
Os plugues de tomada em Portugal utilizam o padrão “F”. A principal diferença desse tipo para os outros é que as suas duas pontas são presilhas que servem para fazer fio terra.
Os pinos são arredondados e ligeiramente mais grossos do que os usados no Brasil. Por isso, é comum que os encaixes de dispositivos brasileiros fiquem um pouco frouxos nas tomadas portuguesas.
Um detalhe importante é que todas elas são 220v (volts) e 50Hz (hertz), o que pode ser um problema para quem possui aparelhos que funcionam em 110v.
Como são as tomadas na Itália
Na Itália, é utilizado o padrão “L”, com três pinos alinhados do mesmo tamanho. As tomadas ainda possuem dois modelos o 10A e o 16A, necessitando estar atento a essa distinção de amperes.
Por outro lado, ambos são compatíveis com o tipo “C” (aquele de dois pinos), muito comum nos carregadores de celular brasileiros.
Já a voltagem, na grande maioria das regiões, assim como em Portugal as tomadas são 220v, então tenha cuidado com seus aparelhos.
Então, qual é a solução?
Atualmente existem alguns recursos que os turistas podem utilizar para driblar essas diferenças, até porque, não são só os brasileiros que sofrem com elas.
Uma é comprar um plugue “T”, que é tipo um benjamim, ou, para não ter que comprar um para cada país, providenciar um adaptador universal. Outra é comprar um adaptador de tensão, que te permite utilizar aparelhos 110v nas tomadas 220v.
Você pode tanto comprá-los aqui antes de viajar, ou lá em seu destino em lojinhas de souvenir, de eletrônicos ou mesmo em bancas de jornal.
Agora que você já conhece este possível obstáculo, é só se preparar e curtir sua viagem sem receio de não poder tirar suas fotos ou entrar em contato com família e amigos.
Gostou dessas dicas?