Inverno europeu: saiba onde esquiar na Itália e em Portugal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O ano está acabando e com isso, muitas pessoas e famílias já começam a planejar ou já planejaram suas viagens para as férias de verão.

Como sabemos, quando é a estação ensolarada no hemisfério sul, é inverno no hemisfério norte. Uma das principais formas de se divertir na Europa entre dezembro e março é apostar nas estações de esqui.

Então, se você for para a Itália ou Portugal nesse período e quiser aproveitar o frio para conhecer a neve e praticar alguns esportes radicais como esqui ou snowboard, veja as dicas que separamos nesse texto.

Itália

A Itália possui algumas das estações de esquis mais visitadas do mundo. Uma das principais razões para isso é a sua geografia, possuindo várias regiões montanhosas, especialmente no norte do país, como os Alpes Italianos, e claro, as baixas temperaturas, que durante o inverno, as médias variam entre 2°C e 9°C.

Separamos três dos melhores locais para você conhecer e esquiar com a família e/ou amigos:

1. Cortina d’Ampezzo

Cortina d’Ampezzo está localizada próximo à fronteira com a Áustria, na região do Vêneto. Com uma vista privilegiada das Dolomitas (cadeia de montanhas símbolo dos Alpes Italianos), esta é uma grande opção para quem quer esquiar.

Pois, além de sua riqueza natural, a estação de Cortina d’Ampezzo tem hospedagens luxuosas e mais de 140 quilômetros de pistas esquiáveis para todos os níveis de dificuldade, inclusive algumas exclusivas para crianças.

Se quiser outras atividades, você também pode desfrutar do local para fazer trilhas de esqui cross-country, patinar no gelo e andar de trenós.

2. Claviere

Mesmo sendo pequena, a estação alpina de Claviere (Turim) é bastante convidativa, especialmente para os iniciantes, pois suas pistas apresentam nível de dificuldade entre básico e intermediário.

Além do esqui, o local tem outras atividades, como trilhas, caminhadas com raquete, passeios de snowmobile e uma vista privilegiada para o monte Chaberton, uma das montanhas mais famosas dos Alpes franceses. 

3. Cervinia Breuil 

Situada no Vale d’Aosta, a estação de Cervinia Breuil também é uma excelente opção de lugares para esquiar na Itália. Afinal de contas, possui 150 quilômetros de pistas que se estendem até os 3480 metros de altitude. 

Outro motivo é que ela é muito proveitosa para quem tem crianças, já que entre as atrações oferecidas, estão a Vila Acrobatik e o Indian Park: um snowpark de 4 hectares e um paraíso de ski cross e boarder cross.

A melhor parte é que você não precisa de neve para ir lá, pois eles também contam com pistas de verão para os dias mais quentes.

Portugal (Serra da Estrela)

É isso mesmo, em Portugal você também consegue encontrar neve e até esquiar!

Óbvio que quando comparado com outros países europeus como Itália, Suíça e Áustria, a quantidade de neve encontrada no país é baixa, porém, a partir do final de outono até o início da primavera, ela se faz presente nas montanhas portuguesas mais altas, principalmente entre 21 de dezembro e 20 de março – período do inverno europeu.

Se você busca atividades radicais, a Serra da Estrela é o lugar ideal!

Esta é uma cadeia de montanhas que fica na região central do país e é o ponto mais alto de Portugal Continental, com mais de 1.900 metros de altura.

Lá, você também encontra uma estação de ski que conta com dez pistas naturais, nove ‘balizadas’ e três ‘snowparks’, dispondo ainda aluguel de equipamentos para a prática do ski ou do snowboard e de um teleférico para levar as pessoas até o topo, tudo para que a sua experiência e diversão sejam completas.

Seja qual for o local que você for visitar, ressaltamos a necessidade de se prestar muita atenção e ter cuidado nas estradas, no caso de optar por ir dirigindo até lá. Pois, o asfalto fica mais escorregadio e nós brasileiros não estamos acostumados a pilotar na neve e a colocar correntes nos pneus, por exemplo.

Se puder, dê preferência a hotéis ou pousadas que oferecem um serviço completo, inclusive com transfer até a estação de ski.

Agora que você já conhece os melhores lugares para esquiar tanto na Itália, quanto em Portugal, é só curtir sua estadia com a família ou amigos e apreciar as belas – e diferentes – paisagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se vá!

Descubra agora se você pode se tornar um cidadão europeu

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
CidadaniaWhats
Olá
Podemos Ajudar?