Dupla Cidadania: um novo mundo de oportunidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Obter uma cidadania europeia é o grande sonho de muitos brasileiros, afinal de contas, quem não gostaria de poder morar em alguns dos melhores países do mundo sem ter que esbarrar em muita burocracia?

Uma prova disso é que no ano de 2020, o Itamaraty estimou que mais de 4 milhões de brasileiros foram morar no exterior, sendo 625 mil somente entre os anos de 2010 e 2020, segundo o IBGE.

Assim, tirar uma dupla cidadania torna-se uma estratégia muito efetiva para aqueles que pretendem viver na Europa de forma legalizada, aumentando as chances de bons empregos, descontos – quando não gratuidade – em instituições de estudo de nível superior. Além de possibilitar novas experiências e acesso a uma melhor qualidade de vida.

Neste texto vamos abordar desde o conceito de dupla cidadania até o porquê do principal destino ser Portugal e Itália. Siga com a gente!

Vantagens da dupla cidadania

A dupla cidadania ou dupla nacionalidade é efetivada quando uma pessoa é considerada cidadã de dois (ou mais) países, isso significa que ela possui os mesmos direitos e privilégios que um indivíduo nascido no local.

Isto é vantajoso não só para aqueles que procuram morar no exterior, mas também para aqueles que pretendem adquirir bens em outros países ou viajar para diversos destinos sem a necessidade de visto.

Oportunidade e segurança são as palavras mais associadas ao pesquisar sobre as vantagens de se obter dupla cidadania. A instabilidade política e econômica brasileira enfrentada constantemente, e que foi intensificada nos últimos anos, fez com que o número de cidadãos buscando uma alternativa no exterior, principalmente jovens, aumentasse exponencialmente. Tanto que, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da Embaixada Portuguesa, os brasileiros correspondiam a quase 30% de todos os estrangeiros em situação regular no país, com 211 mil indivíduos em 2022.

Os países europeus geralmente são conhecidos por sua democracia estável, baixos níveis de corrupção e qualidade de vida, fazendo com que seja um ambiente atrativo para aqueles que buscam construir suas raízes e/ou investir seus rendimentos em um ambiente mais previsível e seguro.

Além disso, com uma cidadania europeia, é possível aproveitar todos os benefícios da União Europeia (UE) – bloco composto por 27 países da Europa – como a livre circulação, importações livres de impostos e acesso a seus serviços e instituições de ensino.

Por que Portugal e Itália são os principais destinos dos brasileiros?

Portugal e Itália são dois dos países europeus mais procurados por pessoas de todo o mundo para viver. Isso pode ser explicado pelo número expressivo de prêmios que estas nações e suas cidades receberam nos últimos anos. Veja:

– Portugal foi eleito o melhor destino turístico da Europa em 2022 pelo World Travel Awards;

– Itália e Portugal aparecem na lista dos “melhores destinos de aposentadoria do mundo em 2022” do Fórum Econômico Mundial (WEF);

– Roma ficou em sétimo lugar no ranking “The World’s Best Cities” da Resonance Consultancy;

– O ranking elaborado pela revista “Time Out” coloca a cidade do Porto como uma das quinze melhores cidades do mundo para morar;

– O passaporte italiano é o terceiro mais valioso do mundo e o português é o quinto, de acordo com o Henley Passport Index 2022.

Além desses fatores, a cidadania portuguesa e italiana são as mais visadas pelos brasileiros devido aos laços consanguíneos, proximidade idiomática e localização estratégica.

  1. Laços consanguíneos:  Não é novidade que boa parte da população brasileira possui ascendência portuguesa e italiana devido ao intenso fluxo migratório ocorrido ao longo da história, e tanto Itália quanto Portugal, têm leis de cidadania favoráveis para descendentes de seus cidadãos.
  2. Proximidade idiomática: tanto o português quanto o italiano são línguas com raízes no latim, facilitando a integração linguística, comunicação e adaptação.
  3. Localização estratégica: Itália e Portugal são países integrantes da União Europeia (UE), ao ter cidadania italiana e portuguesa, é possível residir, estudar e trabalhar em qualquer um dos membros constituintes da UE. Em adição, Portugal e Itália estão entre as nações em que os cidadãos podem entrar nos Estados Unidos apenas com o ESTA.

Você sabe quais são as cidades portuguesas e italianas com o maior número de residentes brasileiros atualmente? Listamos os destinos mais visados de forma decrescente:

  • Portugal: Lisboa, Porto, Setúbal, Faro e Braga.
  • Itália: Milão, Roma, Turim, Verona, Florença.

Por todos esses motivos, estes dois países são os mais buscados pelos brasileiros para recomeçarem suas vidas ou para crescerem profissionalmente, seja em termos de conhecimento ou de montar seu próprio negócio. Por isso a dupla cidadania é um novo mundo de oportunidades para você e sua família!

Esperamos que você tenha gostado do primeiro conteúdo do nosso blog!

Continue ligado conosco! Nas próximas postagens falaremos sobre cada uma dessas cidades apresentadas, destacando os maiores atrativos de cada uma, tanto para aqueles que buscam um novo (ou segundo lar), quanto para quem está procurando um destino para programar a próxima viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se vá!

Descubra agora se você pode se tornar um cidadão europeu

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
CidadaniaWhats
Olá
Podemos Ajudar?