Personalidades brasileiras que tem forte ligação com a Itália e você nem sabia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Desde o século XIX até o início do século XX, milhares de italianos embarcaram em uma jornada rumo ao Brasil, buscando melhores oportunidades de vida ou mesmo fugindo das guerras.

A imigração em massa contribuiu significativamente para o crescimento do país, desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento socioeconômico e cultural, deixando um legado duradouro em diversas esferas da sociedade. Tanto que a sua influência pode ser encontrada na gastronomia, arquitetura, música, arte, design e até mesmo na língua.

De acordo com informações da CBN, atualmente o Brasil possui a maior comunidade italiana fora da Itália,  com cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, o que corresponde a 15% de toda a população, e quase 800 mil brasileiros já possuem a dupla cidadania italiana.

Somente no estado de São Paulos, conforme dados do Consolato Generale d’Italia San Paolo, abriga entre 15 e 20 milhões de descendentes de italianos e cerca de 345 mil ítalo descendentes com cidadania italiana reconhecida.

Até por conta desse alto número de imigrantes italianos que vieram para o Brasil, muitos de seus descendentes foram muito importantes e desempenharam um papel de destaque para a cultura e sociedade brasileira em diversas áreas, como na arte, literatura, esporte e política.

Quer conhecer alguns deles? Então siga conosco!

Personalidades famosas que são descendentes de italianos

Como já comentamos, muitos brasileiros de ascendência italiana se destacaram em suas respectivas áreas e contribuíram para o enriquecimento do Brasil como nação.

Então, sem mais delongas, vamos à essas personalidades:

Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma renomada arquiteta modernista ítalo-brasileira, cujo trabalho deixou uma marca única na paisagem urbana do país.

Nascida em Roma no ano de 1914, Lina se mudou para o Brasil em 1946 devido aos traumas e à sensação de destruição causados pela Segunda Guerra Mundial, naturalizando-se brasileira em 1951.

Ela era muito conhecida por seus projetos inovadores e pela valorização da cultura popular, deixando um legado de criatividade e humanismo que perdura até os dias de hoje.

Entre suas obras mais notáveis estão o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o SESC Pompeia.

Adoniran Barbosa

João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, é um dos maiores nomes da história da música brasileira.

Nascido em 6 de agosto de 1912, o paulistano, era filho de Francesco “Fernando” Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos, da comuna de Cavarzere, província de Veneza, que desembarcaram em Santos em 1895, trabalharam nas lavouras do município de Tietê.

Adoniran se destacou como compositor e cantor, comediante e ator, e seus trabalhos mais marcantes são as canções “Trem das Onze”, “Tiro Ao Álvaro”, “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto”, que lhe renderam o título de “pai do samba paulista”.

Seu sucesso deve-se muito a sua capacidade de retratar de forma simples e fidedigna a vida cotidiana e os dilemas da classe trabalhadora paulistana.

Candido Portinari

Candido Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, alcançando enorme sucesso também internacionalmente.

Portinari nasceu em 1903 em uma fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Seus pais eram os imigrantes italianos Giovan Battista Portinari (João Baptista Portinari) e Domenica Turcato (Domingas Torquato), originários de Chiampo e Tezze sul Brenta, respectivamente, ambos municípios da província de Vicenza no Vêneto.

Ele já manifestava o seu talento artístico desde a infância e tem seu trabalho marcado por um profundo compromisso com a representação da alma brasileira, retratando temas como a vida rural, os trabalhadores, a natureza exuberante e os problemas sociais do país.

Acredita-se que ele tenha pintado mais de cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas até gigantescos murais, tais como como os painéis “Guerra e Paz” e “O Lavrador de Café”.

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, foi uma revolucionária catarinense que ficou muito conhecida por sua participação, na Revolta dos Farrapos e na campanha de unificação da Itália, no século 19.

Apesar de ser brasileira nata, Anita, foi casada com um italiano, o também revolucionário Giuseppe Garibaldi e fez parte da história italiana presenciando a proclamação da República Romana, participando da Batalha de Gianicolo, enfrentando os invasores franco-austríacos e lutando ativamente para salvar o território italiano.

Por toda sua coragem e dedicação, Anita Garibaldi se tornou um símbolo de força e resistência no Brasil e na Itália.

Ayrton Senna

Ayrton Senna da silvaou apenas Ayrton Senna, como ficou conhecido, é considerado por muitos como o maior piloto de corrida da história.

O tricampeão da principal categoria do automobilismo do mundo dispensa apresentações, todos já ouvimos sobre seus grandes feitos e como ele inspirou milhões de pessoas dentro e fora das pistas, pois, além de vencedor, também era comprometido com causas sociais e fez várias obras de caridade.

O que muitos não sabem é que Senna é filho de Neyde Joanna Senna Da Silva – neta de imigrantes italianos, e do empresário Milton Guirado Theodoro Da Silva – filho de uma espanhola (de Tíjola, em Almeria) com um paulista.

O legado dessas personalidades é apenas uma pequena amostra da importância que os descendentes de imigrantes italianos tiveram no Brasil. 

Famosos que possuem dupla cidadania italiana

Além dessas personalidades históricas, na atualidade, muitos famosos brasileiros possuem a dupla cidadania italiana. Entre eles estão:

– Edson Celulari: descendente da família “Celurali”, o ator é um entre tantos casos de famílias que tiveram seus sobrenomes alterados com o tempo, seja por erro no momento do registro ou por “abrasileirar” o nome. Edson é fascinado pela Itália e, inclusive, fez uma viagem recentemente para o país para saber mais sobre os seus ascendentes italianos.

– Xuxa Meneghel: a “rainha dos baixinhos” tem ascendência italiana por parte do seu pai, Luís Meneghel.

– Gilberto Gil: o cantor obteve sua cidadania italiana em 2009 por ser casado com Flora Giordano, que é neta de italiano.

– Giulia Gam: a atriz nasceu na Itália, em Perugia e se mudou para o Brasil ainda criança.

– Deborah Secco: a atriz é descendente de italianos e portugueses, e também já aproveitou o seu direito para obter sua cidadania italiana.

– DJ Alok: Alok Achkar Peres Petrillo possui ascendência libanesa, portuguesa e italiana. Esta última graças ao seu bisavô Domenico Petrillo. Seu pai já havia obtido a cidadania italiana e em 2019 foi a vez do DJ mundialmente conhecido.

– Luana Piovani: a atriz tirou sua cidadania italiana e atualmente, está aproveitando os benefícios disso, morando em Portugal, com seus três filhos.

– Isis Valverde: os avós da atriz são italianos.

– Paula Toller: a cantora é bisneta de um imigrante italiano.

Você também pode ter direito à cidadania italiana

Como mostramos no início do texto, são muitos os brasileiros que possuem pelo menos um ascendente italiano. Se você é uma dessas pessoas, nós temos uma ótima notícia para você: você pode ter direito à cidadania italiana!

Isso porque todo descendente de italiano tem a possibilidade de reconhecimento da cidadania, sem limite de geração ou distinção de gênero. Além de filhos, netos, bisnetos… terem esse benefício, cônjuges de italianos também possuem o direito à dupla cidadania.

Você se enquadra em algum desses critérios? Então entre em contato com nossos especialistas e conheça os detalhes sobre o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se vá!

Descubra agora se você pode se tornar um cidadão europeu

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
CidadaniaWhats
Olá
Podemos Ajudar?