Imigração Italiana no Brasil: 150 anos do desembarque dos primeiros imigrantes italianos em território brasileiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O Brasil é um país de grande diversidade populacional e cultural. Isso se deve muito ao fato da enorme quantidade de estrangeiros que vieram para cá, especialmente entre o final do século XIX e início do século XX.

Apesar de ter recebido imigrantes de várias nacionalidades, os italianos foram os que mais se destacaram, tanto pelo número de pessoas/ famílias que vieram, quanto pela contribuição para o desenvolvimento da cultura brasileira.

O motivo para isso é simples: além da proximidade linguística, a Itália passava por graves problemas socioeconômicos, onde, principalmente a população rural, tinha dificuldades para se sustentar após tantos anos de luta pela unificação do país. Enquanto o Brasil precisava de pessoas para ocupar áreas ainda pouco exploradas do território nacional e de mão-de-obra barata para suprir a demanda gerada pela abolição da escravatura. Assim, a realidade vivida pelos dois países contribuiu para a vinda de tantos italianos.

21 de fevereiro: um marco da imigração italiana no Brasil

O dia 21 de fevereiro de 1874 representa um marco na história para o início da imigração italiana no Brasil. Isto porque foi nela que tivemos o desembarque dos primeiros imigrantes italianos, trazidos pela Expedição de Pietro Tabacchi.

Ao todo, 386 imigrantes trentinos e vênetos partiram do porto de Genova, a bordo do navio a vela de bandeira francesa chamado “La Sofia”, no dia 03 de janeiro de 1874. Após 49 dias de navegação, no dia 21 de fevereiro, chegaram ao porto de Vitória, no Espírito Santo.

Embora já tivessem outros imigrantes italianos no país, este evento é tido como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil devido a grande quantidade de pessoas que vieram, tanto nessa viagem, quanto em posteriores.

Como homenagem ao povo italiano que veio para terras brasileiras e ajudou a construir o país, em 2 de junho de 2008, o vice-presidente José de Alencar instituiu o dia 21 de Fevereiro como Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Em 2024 essa data é ainda mais especial, pois foi completado 150 anos da chegada do La Sofia ao país!

Algumas curiosidades sobre a imigração italiana no Brasil

Além da importância, também separamos algumas curiosidades sobre a imigração italiana no Brasil:

– Segundo o Annuario Statistico dell’Emigrazione italiana dal 1876 al 1925, a maioria dos imigrantes italianos vieram da região do Vêneto (mais de 365 mil indivíduos), Campânia (mais de 166 mil pessoas) e Calábria (mais de 113 mil).

– Apenas quatro regiões italianas não contribuíram com praticamente nenhum imigrante para o Brasil. Foram elas a Ligúria, Sardenha, Lácio e Úmbria.

– Entre 1875 e 1889, estima-se que vieram ao todo quase 330 mil italianos para terras brasileiras. 

– A cada 1000 imigrantes que chegaram em território brasileiro no século XIX, 57 eram italianos.

– O movimento de imigração italiana foi “freado” pelas más condições de trabalho e de vida relatadas pelos imigrantes que aqui estavam, mas principalmente, pela chegada do ditador Benito Mussolini ao poder, que criou regras para impedir o grande fluxo migratório que o país apresentava.

– Por causa da declaração de guerra do Brasil contra o Eixo (na Segunda Guerra Mundial), o governo de Getúlio Vargas proibiu e determinou as mudanças de nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, à Alemanha e ao Japão. Por causa disso, times de futebol criados por imigrantes italianos como os dois “Palestra Itália” existentes precisaram mudar de nome , tornando-se os times do Palmeiras (São Paulo) e do Cruzeiro (Minas).

– Devido a este fluxo migratório, atualmente o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo. Segundo a Fondazione Migrantes, que organiza o Rapporto Italiani nel Mondo, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos.

Você sabia?

Todo descendente de italiano tem direito de reconhecimento da cidadania, sem limite de geração ou distinção de gênero. Este direito só é interrompido caso o italiano tenha se naturalizado brasileiro antes do nascimento do filho. 

Será que você é um deles?

Entre em contato conosco para que, a partir dos documentos que o cliente possui, possamos avaliar a possibilidade do procedimento para a sua cidadania italiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se vá!

Descubra agora se você pode se tornar um cidadão europeu

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
CidadaniaWhats
Olá
Podemos Ajudar?