Eventos especiais de Natal em Portugal para você e sua família aproveitarem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O natal chegou e para muitas pessoas esta é a sua época preferida do ano por causa de todo o seu simbolismo, reunião com familiares e amigos, presentes, decorações e viagens.

Isso é o que estamos acostumados aqui no Brasil, mas será que em Portugal é assim também?

Bom, o que podemos dizer é que se você vai ou está planejando passar a data lá, seja para visitar alguém, ir a turismo ou mesmo se for o seu primeiro natal em território português porque passou a viver em terras lusitanas recentemente, não poderia ter escolhido um país melhor.

Isso porque Portugal também possui inúmeras tradições natalinas, com pratos típicos, mesas fartas, união familiar, enfeites nas casas, cidades, e muito mais.

Está curioso para saber como é o natal português e quais são suas principais atrações?

Então siga com a gente para descobrir!

O Natal em Portugal

O Natal é uma das datas mais celebradas em Portugal. Por ser uma forte tradição católica-cristã, os costumes dos países em que predomina esta religião são muito parecidos. Portanto, não é tão diferente assim do que vemos por aqui. Mas, mesmo assim, tem suas particularidades, especialmente à mesa e em alguns eventos muito famosos.

Para começar esse nosso “tour”, temos que falar da diferença mais gritante que é o clima. Por estar situado no outro hemisfério, em Portugal já será inverno no final de dezembro, ou seja, prepare-se para as baixas temperaturas. E, apesar de não ter um frio tão rigoroso quanto outros países da Europa, prepare seu casaco, touca e cachecol para transitar pelas cidades durante à noite, pois sua visão será mais próxima daquelas cenas de filmes americanos, podendo ter neve inclusive (em algumas regiões), do que as de costume do Brasil.

Como já adiantamos, a mesa da “Consoada de Natal” – como é chamada a ceia de natal em Portugal, é composta por vários pratos que não temos por aqui. Veja alguns exemplos:

O protagonista da ceia portuguesa não poderia ser outro: o bacalhau. Geralmente, ele é servido em posta cozida, com couve portuguesa, ovo e batata cozida, regados com azeite. Em alguns lugares também pode aparecer na mesa o polvo com legumes. E não se preocupe, as carnes vermelhas também têm seu espaço nas mesas portuguesas, como o cabrito e o peru.

As sobremesas também são protagonistas na consolada, com várias opções deliciosas que só aparecem durante essa época. Entre elas, destacamos os sonhos, rabanadas, filhoses, azevias, coscorões, e bilharcos de abóbora ou chila. No geral, todos eles têm uma massa e uma maneira própria de serem feitos e no final são polvilhados com açúcar e canela. 

Além desses doces, ainda temos os bolos rei e rainha, a broa castelar (uma broa de mel), pão de ló, tronco de natal (uma torta recheada feita em formato de tronco) e a aletria.

Já as festas são praticamente as mesmas em todo o território, mantendo a tradição de montar árvores de natal, trocar presentes e enfeitar com muitas luzes as casas e ruas das cidades.

Principais atrações do Natal português

Agora vamos para as atrações que acontecem em Portugal durante o natal. São muitos eventos típicos de lá, porém, os principais, mais conhecidos e que valem mais a pena conhecer são:

1. Natal em Lisboa

Na capital portuguesa, você encontrará uma cidade totalmente enfeitada para o natal, com muita iluminação, uma árvore enorme no centro e muitas atividades para se fazer de dia e a noite, com diversão garantida para crianças e adultos. Além, de mercadinhos nas principais praças do centro histórico com produtos originais e comidas típicas da época como a Wonderland Lisboa.

2. Natal no Porto

Outra grande cidade portuguesa que vale muito a pena visitar é o Porto. Também muito iluminada, ele possui uma programação repleta de atividades para toda a família, com os mercadinhos, pista de patinação no gelo e tudo mais para você poder aproveitar.

3. Bananeiro de Braga

Na noite de 24 de dezembro, homens e mulheres reúnem-se em uma pequena taberna, para comer uma banana (daí o nome) e beber um moscatel ao som de gaitas de fole galegas.

O Bananeiro de Braga em sua origem era uma tradição entre os mais jovens, mas atualmente já reúne uma multidão.

4. Águeda

Águeda já é uma cidade muito conhecida por suas cores durante o verão e por suas decorações de guarda-chuvas pendurados pelas ruas e outras intervenções artísticas.

Temos que dizer que, durante o natal, a vila fica ainda mais linda e charmosa, principalmente ao anoitecer quando as luzes se acendem e iluminam os guarda-chuvas.

Ainda, há outras atrações, como um Papai Noel gigante de 21 metros de altura, outro bem menor, conhecido como o menor Pai Natal do mundo e cerca de 250 mil luzinhas.

A melhor parte é que ela está localizada bem no centro do país e é bastante acessível para quem tiver carro ou quiser pegar um trem em Aveiro.

5. Caretos de Varge

Também conhecida como “Festa dos Rapazes”, ocorre no dia 24 de dezembro, saem às ruas da aldeia de Varge homens mascarados com roupas de retalho coloridas (caretos). Esta é uma tradição antiga que celebra o retorno do sol.

Há também os Caretos de Ousilhão, acontecendo no dia 25, festejando o renascimento do sol.

6. Presépios em Penela

Se você é fã de presépios, tem que ir até Penela. Localizada a 25 minutos de Coimbra, esta é uma vila repleta de presépios, dos tradicionais, até os mais diferentes e animados, sendo mais uma excelente atividade para fazer com a família.

7. Perlim em Santa Maria da Feira

Este projeto criado em 2008 é um dos eventos de natal mais aguardados pelos moradores de Santa Maria da Feira e região. Não é para menos, afinal, quem não ficaria animado em visitar um lindo castelo todo enfeitado para as festas?

Viu só? Portugal é um excelente destino para os brasileiros passarem as festas de final de ano com a família, não só pela proximidade de cultura, como também pelas inúmeras opções de lazer e entretenimento que são preparadas exclusivamente para esta época do ano.

Conte para nós nos comentários o que você achou desse texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se vá!

Descubra agora se você pode se tornar um cidadão europeu

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
CidadaniaWhats
Olá
Podemos Ajudar?