Você está planejando viajar para algum país europeu em 2025 ou em anos posteriores? Então prepare-se, pois a partir do ano que vem, o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens) entrará em operação.
Esta é uma autorização que já vinha sendo debatida a algum tempo, que visa aumentar o controle e a segurança nas fronteiras e combater a imigração ilegal no continente europeu.
Sendo assim, turistas cuja nacionalidade seja de uma seleta lista de países, precisarão emitir o ETIAS para entrar no Espaço Schengen. Estima-se que essa medida irá impactar cerca de 1,4 bilhão de pessoas de mais de 60 países que são isentos de visto, entre eles está o Brasil.
Fique tranquilo(a), pois este será um processo bastante simples e rápido, bastando apenas preencher um preencher um formulário online com informações pessoais e detalhes da viagem.
Quer saber mais detalhes?
Continue conosco, porque preparamos um conteúdo repleto de informações para você, tais como, o que é o ETIAS, quando entrará em vigor, quais países exigirão a autorização e como solicitá-lo.
O que é ETIAS?
O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) é um sistema de permissão de viagem proposto pela União Europeia para reforçar a segurança nas fronteiras. Sendo uma espécie de ESTA – Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (Estados Unidos) ou ETA – Sistema de Autorização Prévia de Viagem (Canadá) da Europa.
A autorização é específica para fins turísticos e visa justamente facilitar a entrada de viajantes cuja nacionalidade não exige visto para a entrada no Espaço Schengen.
Após a aprovação, a permissão autorizará que a pessoa que está viajando a turismo ou a negócios fique até 90 dias no país, dentro de períodos de 180 dias. Além disso, a aprovação será válida por três anos, a menos que o passaporte expire antes.
Em outras palavras, após voltar ao país de origem, será necessário um intervalo de pelo menos 90 dias para retornar ao velho continente e o passaporte precisa estar dentro de sua validade.
Quais países vão exigir o ETIAS?
No total, até o momento, serão 33 países que vão exigir o ETIAS para entrar na Europa. São eles os 27 países pertencentes ao Espaço Schengen, além da Romênia, Bulgária, Chipre, Mônaco, San Marino e Vaticano.
Você pode conferir a lista completa no site oficial do ETIAS clicando aqui.
Como fazer a solicitação?
A solicitação do ETIAS será feita totalmente online via preenchimento de formulário em plataforma própria do sistema.
Ao requerer a autorização, os turistas devem informar alguns dados pessoais e de seu passaporte, bem como seu histórico de viagens e outros detalhes relevantes.
O sistema fará automaticamente verificações cruzadas das informações com outros bancos de dados, dando uma resposta em poucas horas.
Porém, caso ocorra uma negativa do pedido, o solicitante receberá o motivo da recusa e terá uma nova oportunidade de apelar. Entretanto, se mesmo assim a resposta for negativa, o viajante ainda poderá buscar um visto através da embaixada ou consulado do país de entrada na Europa.
Ressaltamos que haverá uma taxa de solicitação do ETIAS no valor de 7€ (algo próximo a R$38). Ela deverá ser paga por todos os indivíduos, exceto os menores de 18 anos e maiores de 70. A isenção é apenas da taxa, a obrigação de requerimento para a entrada na Europa segue a mesma para este grupo.
Informações adicionais
1ª: Apesar de a ideia da Comissão Europeia de exigir essa autorização para aprimorar a segurança do Espaço Schengen estar sendo discutida desde 2016, com data prevista para início em 2021, por diversos fatores, sua vigência foi sendo adiada para 2023, 2024 e agora para 2025. Por enquanto, não há uma data exata prevista.
2ª: Caso você esteja viajando na Europa com um ETIAS e precise estender a sua estadia para mais do que os 90 dias, é possível solicitar uma prorrogação. Para isso, é aconselhável procurar o consulado ou embaixada do país em que estiver e seguir as orientações das autoridades locais para permanecer legalmente na Europa.
No entanto, se já tiver planos de uma estadia prolongada, é importante indicar o motivo pelo qual pretende ficar na Europa por mais de 90 dias:
3ª: O ETIAS não é um visto e nem uma garantia de entrada no continente europeu. Ao chegar ao seu destino, você precisará passar pela imigração, apresentar todos os documentos solicitados pelo oficial e responder eventuais perguntas.
Embora possa parecer algo burocrático, o processo para emitir o ETIAS será bastante simples e na prática, mudará pouco o planejamento para seu passeio, sendo apenas mais uma etapa para a sua tão sonhada viagem pelo velho continente.
Não se esqueça de compartilhar essa novidade com seus familiares e amigos que estão pensando em conhecer algum país europeu.