Enoturismo em Portugal: a melhor maneira de conhecer e degustar os principais vinhos portugueses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como sabemos, enquanto é verão no hemisfério sul, é inverno no hemisfério norte. Sendo assim, a Europa está em sua época mais fria do ano, onde muitas cidades apresentam temperaturas abaixo de zero.

Com a queda das temperaturas, o velho continente tem o clima perfeito para apreciar uma boa bebida para esquentar, como um chocolate quente ou um vinho!

Se vamos falar de vinho, não podemos deixar de ressaltar Portugal, já que este é um país de forte tradição vitivinícola, e a excelente qualidade dos seus vinhos tem reconhecimento em todo o mundo, recebendo inúmeros prêmios e distinções em concursos internacionais.

Para apreciar toda essa qualidade, nada melhor do que visitar as regiões onde eles são produzidos, não só para saboreá-los, como também para conhecer o seu processo de produção e se maravilhar com paisagens incríveis.

Se você ficou interessado(a), vai adorar o enoturismo português. Para quem não sabe, esta é uma atividade turística voltada à indústria do vinho, que teve início em meados de 1980, na Europa. Por meio dela, é possível visitar e conhecer grandes vinícolas, seu processo de produção e degustar alguns dos rótulos locais.

Quer saber quais são as melhores cidades portuguesas para visitar no inverno e tomar um bom vinho? Então continue conosco!

Mas antes, por que o vinho combina com o frio?

Você já deve ter notado que durante os dias mais frios o consumo de vinho aumenta. Sabe por quê?

Pois o álcool é um vasodilatador, que provoca um efeito de “conforto” em relação às baixas temperaturas. Por isso, há um aumento do consumo do vinho neste período. Além disso, as comidas típicas de inverno, como queijos, carnes, pizzas, sopas, entre outros pratos quentes, também harmonizam muito bem com vários dos tipos da bebida, especialmente os tintos.

Com a explicação feita, vamos aos destinos ideias para apreciar um bom vinho em Portugal.

1. Douro

Douro é um dos destinos turísticos mais interessantes na zona norte de Portugal para o enoturismo, pois oferece paisagens de excepcional beleza com o rio Douro ao fundo – que inclusive é classificado com um Patrimônio Mundial pela Unesco.

Criada em 1756, na região é possível ver grandes vinícolas, fortalezas históricas, casas medievais e terrenos como grandes plantações de uva que estão localizados em terrenos inclinados.

É nela que é produzido o conhecido mundialmente e  tradicional vinho do Porto e do Douro, em sua maioria destinados à exportação.

Por lá, é possível se hospedar em acomodações simples, mas aconchegantes e ter experiências únicas, com provas de vinhos e visitas a outras cidades históricas, como Braga, Guimarães, Viana do Castelo e muitas outras, no litoral ou no interior.

2. Alentejo

Situada no sul do país, com a capital localizada na cidade de Évora, Alentejo é uma região muito identificada com a cultura do vinho. Com várias unidades de enoturismo, lá encontram-se muitos dos principais produtores nacionais, sendo inclusive considerada como a melhor região vinícola do mundo para visitar em 2014 pelos leitores do conceituado jornal americano USA Today.

Suas vinhas estão situadas em extensas planícies, campos e colinas. É nesta paisagem que os turistas podem colher uvas, provar vinhos, criar “vinhos comemorativos” e ter jantares enogastronômicos, além de poderem fazer piqueniques entre as parreiras, cavalgar ou fazer passeios de charrete pelas fazendas, observar os astros na Reserva Dark Sky Alqueva e muito mais!

3. Vinhos Verdes

Demarcada em 18 de setembro de 1908, Vinhos Verdes está localizada no noroeste de Portugal, na zona conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Tem como limites a norte o rio Minho, ao sul o rio Douro, a leste as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a oeste o Oceano Atlântico.

Esta é a maior região de vinhos portugueses (representa 15% da área vitícola nacional) e uma das maiores do mundo.

Ela é muito diversificada e versátil em estilos e tipos de vinhos, porém é mais conhecida por sua produção de vinhos brancos leves e muito refrescantes, mas também vinhos minerais, complexos e estruturados.

Um detalhe é que a região tem esse nome por causa de sua paisagem natural e muito verde e não pela cor dos vinhos que são produzidos lá.

4. Lisboa

Talvez você não esperasse por essa, mas a principal cidade portuguesa também oferece opções de enoturismo. Isso porque ao redor da capital existem três sub-regiões produtoras de vinhos portugueses. São elas Lisboa, Tejo e Península de Setúbal.

Não pense que por estar em locais mais movimentados que as alternativas de atividades são menores não. Na Serra de Sintra, por exemplo, é possível fazer um dos passeios mais charmosos da região, a bordo de um bondinho elétrico, com direito a prova de vinhos na Adega Regional de Colares. Outro passeio interessante é o Cruzeiro Enoturístico no Estuário do Sado, que sai da cidade de Tróia, com observação de golfinhos e degustação de vinhos da Península de Setúbal!

O vinho com certeza faz parte da história e da cultura de Portugal, sendo um dos principais destaques do país, atraindo turistas e apreciadores do mundo todo que amam a bebida.

Mas, além dos vinhos, é possível desfrutar de outros produtos de produção própria, como os frutos e compotas, queijos, azeites, doçaria artesanal e a própria gastronomia local, bem como fazer outros tipos de atividades e passeios por locais históricos, o que torna o enoturismo português prazeroso para todos os públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se vá!

Descubra agora se você pode se tornar um cidadão europeu

Abrir Whats
Precisa de ajuda?
CidadaniaWhats
Olá
Podemos Ajudar?