Cidadania portuguesa via sefardita
Por via sefardita
Portugal reconhece que os descendentes de judeus sefarditas portugueses que fugiram do país durante a época da Inquisição têm direito à dupla nacionalidade.
Muitos judeus sefarditas portugueses fugiram principalmente para o norte e nordeste do Brasil. Alguns dos sobrenomes dessa comunidade se preservaram. Entre eles Almeida, Duarte, Ferreira, Albuquerque, Costa, Arruda, Menezes, Frota e Dias.
Para conseguir a nacionalidade por esta via é necessário realizar um estudo genealógico comprovando o vínculo familiar do interessado até o judeu. Então a lei exige que se demonstre a tradição de pertencimento a uma comunidade sefardita de origem portuguesa (sobrenome, idioma, descendência), ser maior de idade e não ter sido condenado pela prática de crimes puníveis com pena de prisão máxima igual ou superior a três anos.
Genealogia
O primeiro passo para adquirir a nacionalidade Portuguesa, depois de saber se você tem direito, é ter as certidões portuguesas do ascendente.
Para isso, é preciso realizar uma busca de documentos em Portugal e no Brasil, feita sobretudo quando não se tem cópias dos documentos.
Para realizarmos essa busca, precisamos que o cliente nos forneça alguns dados mínimos. Caso o cliente não tenha as informações pedidas e a busca seja de grande complexidade, enviamos para parceiros especializados (genealogista, por exemplo).