Cidadania portuguesa pelo casamento ou união estável
Casamento ou união estável
Um cônjuge passa a ter direito à cidadania portuguesa quando está em um casamento ou união estável com um português há pelo menos seis anos. Se o casal tiver pelo menos um filho que já tenha sido registrado como português, a exigência de tempo cai para três anos.
Assim, é possível adquirir a nacionalidade portuguesa por casamento ou através do relacionamento em união estável com cidadão português.
Este procedimento jurídico é realizado visando a obtenção por aquisição da dupla cidadania. Porém, algumas exigências precisam ser apresentadas para garantir o direito à nacionalidade Portuguesa.
Genealogia
O primeiro passo para adquirir a nacionalidade Portuguesa, depois de saber se você tem direito, é ter as certidões portuguesas do ascendente.
Para isso, é preciso realizar uma busca de documentos em Portugal e no Brasil, feita sobretudo quando não se tem cópias dos documentos.
Para realizarmos essa busca, precisamos que o cliente nos forneça alguns dados mínimos. Caso o cliente não tenha as informações pedidas e a busca seja de grande complexidade, enviamos para parceiros especializados (genealogista, por exemplo).