Cidadania para netos de portugueses
Para netos de portugueses
Netos de portugueses também têm direito à dupla cidadania, mesmo que o avô ou a avó tenham falecido, desde que não tenham perdido a nacionalidade; e mesmo que o pai ou mãe, filho do ascendente português, não tenha a nacionalidade.
Nesses casos, o processo é feito pulando uma geração. É necessário somente provar a origem portuguesa do ascendente, garantindo que ele ou ela não a tenha perdido.
Para conseguir a dupla cidadania, também é preciso que o requerente não tenha nenhuma condenação, com trânsito em julgado da sentença, por prática de crime punível com pena de prisão máxima igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa.
Os netos de portugueses possuem o direito de obter a nacionalidade Portuguesa, porém cada caso passa por um procedimento diferente.
Com a mudança na Lei da Nacionalidade Portuguesa em 2020, muitos netos de portugueses foram beneficiados com a diminuição de requisitos exigidos. Ficou mais fácil tornar-se um cidadão europeu!
Além disso, a dupla cidadania como neto de português também pode ser transmitida aos descendentes, desde que não “pule” duas gerações.
Se o filho do português estiver vivo, existe, ainda, o direito por atribuição passada do avô português para o pai, e do pai para o filho.
Se o filho do português não estiver vivo, o neto tem direito à cidadania portuguesa por atribuição, sem a necessidade de comprovação de vínculos com a comunidade portuguesa (antes exigido pelo governo).
Genealogia
O primeiro passo para adquirir a nacionalidade Portuguesa, depois de saber se você tem direito, é ter as certidões portuguesas do ascendente.
Para isso, é preciso realizar uma busca de documentos em Portugal e no Brasil, feita sobretudo quando não se tem cópias dos documentos.
Para realizarmos essa busca, precisamos que o cliente nos forneça alguns dados mínimos. Caso o cliente não tenha as informações pedidas e a busca seja de grande complexidade, enviamos para parceiros especializados (genealogista, por exemplo).