Cidadania para filhos de portugueses
Para filhos de portugueses
Se o seu pai ou mãe são portugueses, você tem direito à cidadania, mesmo que não tenha nascido em Portugal — e ainda poderá transmiti-la aos seus descendentes.
A Lei de Nacionalidade Portuguesa determina que são portugueses os filhos de mãe ou pai português nascidos em território português ou nascidos no estrangeiro, se o filho/a tiver o nascimento inscrito no registro civil português, ou, ainda, se declarar interesse em querer ser português.
Assim, a nacionalidade portuguesa para filho de português é permitida mesmo que o requerente não tenha nascido em Portugal e não resida no país europeu.
Ser filho de português e adquirir a dupla cidadania ainda permite passar a nacionalidade adiante.
Mas a condição de ser filho de português por si só não garante o direito à dupla nacionalidade. Isto dependerá de vários fatores que são identificados na análise de documentos específicos.
Genealogia
O primeiro passo para adquirir a nacionalidade Portuguesa, depois de saber se você tem direito, é ter as certidões portuguesas do ascendente.
Para isso, é preciso realizar uma busca de documentos em Portugal e no Brasil, feita sobretudo quando não se tem cópias dos documentos.
Para realizarmos essa busca, precisamos que o cliente nos forneça alguns dados mínimos. Caso o cliente não tenha as informações pedidas e a busca seja de grande complexidade, enviamos para parceiros especializados (genealogista, por exemplo).